Cuidado com a inadimplência espiritual

Pagando os votos diante do Senhor

FONTE: MINISTÉRIO ENGEL

ATUALIZADO: 11 de julho de 2018

FacebookTwitterWhatsApp

Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Gênesis 28:16-22.

Jacó é um dos grandes patriarcas do povo de Israel, ele fez um voto e até hoje toda a sua descendência colhem os frutos deste ato diante de Deus. O Senhor não obriga ninguém a fazer um voto, porém, se fizermos devemos cumprir. Moisés advertiu ao povo de Israel sobre o voto e a importância de um homem manter a sua palavra.

“E falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR tem ordenado. Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará”.

Números 30:1,2.

A palavra “voto” está ligada ao termo em hebraico “neder” que significa “oferta votiva, oferta de devoção”, e expressa o ato de consagrar verbalmente (dedicar ao serviço) a Deus. O voto é feito “ao Senhor” e a palavra que revela o caráter de Deus, neste contexto, é IHVH(יהוה), formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה. Esse nome em forma de tetragrama é considerado tão sagrado que os Judeus não o utilizam sem necessidade, a não ser em cerimônias muitíssimo importantes e é traduzido como: “Eu Sou aquilo que Sou”.

O que isso representa para nós?

Significa que Deus se manifestará e agirá da maneira como acreditamos e liberamos a palavra de consagração (voto). Jacó pediu algo e fez um voto e daquele momento em diante ele viu a manifestação e a provisão de Deus. Caso ele não cumprisse, receberia certamente algo que ele mesmo não estava esperando!

E os que não cumprem o voto?

Deus permite que uma pessoa seja “punida” por não cumprir com a palavra? O texto nos apresenta a resposta dizendo que este homem “ligou sua alma com obrigação, não voltará a sua palavra”. A alma serviu de penhora, ligou a sua palavra na presença de Deus e diante de sua Santidade. Muitas pessoas estão vivendo hoje com a alma angustiada (penhorada), triste, em pendencia espiritual e com acusações. Não somos obrigados a fazer um voto, mas seremos réus de nossas palavras.

A palavra “alma” em hebraico é “nepesh” e significa “vida, alma, criatura, pessoa, mente” e a palavra “palavra” em hebraico é “dabar” e significa “falar, declarar, conversar, prometer”.

Ao fazer o seu voto não o faça debaixo de qualquer situação em que não saiba o que esteja fazendo ou falando, pois sua situação emocional e mental deve estar bem definida, pois não haverá “desculpas” para não cumprir aquilo que prometeu!

Salomão nos ensinou sobre isso ao afirmar: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o” (Eclesiastes 5:4). Esta é a grande importância do voto na vida de um homem. Se fizer um voto é para cumprir, pois a garantia de Deus é de cuidar de você e seus descendentes até mil gerações como têm feito aos descendentes de Jacó.

Mais informações pelo whatsapp 055 99748874

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS