Porção do dia: Gênesis 29:1-17

“Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora.” (Gênesis 29:9)

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 23 de novembro de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

Gênesis (Vayetsê) (43 de 365) | 24 de novembro de 2020

Por que Raquel era pastora?

A Torá menciona de uma maneira específica que Raquel era uma pastora. Este é o único caso em que as Escrituras mencionam uma mulher pastora. Qual é a razão para o livro de Gênesis mencionar esse fato?

O trabalho de um pastor era considerado o mais baixo nas sociedades da época de nossos patriarcas. Se uma família tivesse criados, eles fariam esse trabalho. Se a família não tivesse recursos suficientes, normalmente seriam os filhos mais novos que ficaram com essa tarefa, e muitas vezes, as filhas. O rei Davi era o filho mais novo em sua casa e ele era responsável por trabalhar como pastor para as ovelhas de seu pai.

“Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.”

(1 Samuel 16:11)

Então, podemos concluir que quando a Torá menciona que Raquel, a mais nova das filhas de Labão, era uma pastora, era para indicar que Labão não era um homem rico. Ele não tinha criados que pudessem fazer esse trabalho. Mais tarde, Jacó confirma que Labão não tinha muito quando chegou em seu território.

“Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?”

(Gênesis 30:30)

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS