ATUALIZADO: 27 de setembro de 2020
As celebrações de Yom Kippur, de acordo com o calendário gregoriano, irão começar na noite de domingo, dia 27 de setembro de 2020 e terminarão ao anoitecer de segunda-feira, 28 de setembro de 2020.
Entre os dias 19 de setembro de 2020 e 29 de setembro de 2020, período que corresponde YomTeruah, conhecido como Rosh Hashaná, e YomKippur, abre-se uma janela de dias propícios para nos dedicarmos a um tempo de avaliação pessoal.
A celebração de Yom Kippur aponta para um rompimento no mundo espiritual. Esta data foi marcada por Deus e, no calendário judaico, é o dia 10 de Tishrei, o décimo dia do sétimo mês.
“O décimo dia deste sétimo mês é o Dia da Expiação. Façam uma reunião sagrada e humilhem-se, e apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo. Não realizem trabalho algum nesse dia, porque é o Dia da Expiação, quando se faz propiciação por vocês perante o Senhor, o Deus de vocês.” (Levítico 23:27,28)
Instruções dadas por Deus sobre o Dia da Expiação:
“Porquanto nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los. Então, perante o Senhor, vocês estarão puros de todos os seus pecados. Este lhes será um sábado de descanso, quando vocês se humilharão; é um decreto perpétuo.” (Levítico 16:30,31)
“No dia dez desse sétimo mês convoquem uma santa assembleia. Vocês se humilharão a si mesmos e não farão trabalho algum.” (Números 29:7)
Versículos bíblicos do Novo Testamento em conexão com o dia da Expiação:
“Estando tudo assim preparado, os sacerdotes entravam regularmente no Lugar Santo do tabernáculo, para exercer o seu ministério.
No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.
Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.” (Hebreus 9:6-8)
Principal objetivo da celebração de Yom Kippur
O dia da expiação era quando o Sumo Sacerdote entrava no Lugar mais sagrado do Tabernáculo para buscar o perdão dos pecados do povo de Israel. Uma vez lembrado deste momento na história de Israel, já no Novo Testamento, Jesus deu-se como uma oferta de expiação pelos nossos pecados. Assim, Deus transferiu todos os pecados do mundo para o Seu amado filho, Jesus.
“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3)
“Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.” (Hebreus 2:17)
Nomes e temas pelos quais a festa é conhecida:
“E naquele dia soará uma grande trombeta. Os que estavam perecendo na Assíria e os que estavam exilados no Egito virão e adorarão o Senhor no monte santo, em Jerusalém.” (Isaías 27:13)
“E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” (Mateus 24:31)
O Dia da Expiação era e é o dia mais solene de todas as festas bíblicas dentro da cultura judaica. É o dia da purificação de toda a nação e do santuário. Só neste dia, todos os anos, o sumo sacerdote entravano lugar mais sagrado de todos, além do véu do templo, com o sangue da oferta do sacrifício peloperdão do pecado. Lá, ele pulverizava o sangue nosantuário e colocava sobre a tampa da arca da aliança (Números 19:1-4; Levítico 8:13-15 e Números 31:21-24). O sangue da oferta no grande Dia da Expiação tinha o efeito de limpar todos os pecados dos sacerdotes, dos filhos de Israel como nação e purificar o santuário (Levítico 16:29-34).
A compreensão espiritual à luz do Novo Testamento é explicada em Hebreus 9 e 10:19-22. Hebreus 9:11-14, 23-25, e 1 Pedro1:2.
Jesus é o Sumo Sacerdote, o Cohen HaGadol de Deus, de acordo com Hebreus 3:1. A celebração do Yom Kippur é uma representação tipológica e perfeita do trabalho de Jesus no madeiro, na cruz do calvário.
Em Romanos 6:23, vemos que o pecado deve ser julgado e que a sentença deste julgamento é a morte. Só uma vítima inocente, sem pecado, poderia carregar a culpa de outro e que, por sua morte, o pecador poderia encontrar o perdão.
“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.” (Isaías 53:4)
Este sangue inocente foi derramado como uma oferta pelos nossos pecados.
“De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.” (Hebreus 9:22)
Com o sacrifício de Jesus, a Expiação assumiu um significado eterno. No judaísmo todos os anos, a mesma história se repete: oração, arrependimento e expiação em jejum pelos pecados. Mas com a morte de Jesus, um único sacrifício é válido para sempre e para todos.
“Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.” (Hebreus 10:12)
Como podemos celebrar o Yom Kippur?
Com jejum, oração e arrependimento de nossas más ações. Buscando a harmonia com o nosso próximo e oferecendo uma oferta a Deus de reconhecimento. Se os judeus ofertavam para obter o perdão, este perdão já temos em Jesus, por isso ofertamos como gratidão pelos benefícios recebidos.
Tudo o que temos é d’Ele e para Ele. A nossa gratidão deve ser através de algo concreto, com uma oferta que marque o reino espiritual. Qual é a sua melhor oferta? Esta é a que você deve entregar a Deus.
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.” (2 Coríntios 9:7-9)
Joel Engel