Rosh Chodesh Shevat

Hoje, 27 de janeiro de 2020, celebramos o “Rosh Chodesh de Shevat”.

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 27 de janeiro de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

“Rosh Chodesh” significa “cabeça do mês” em hebraico “, é uma celebração que faz o Senhor feliz, é comemorado no primeiro dia de cada mês judaico. É as primícias dos dias do novo mês, Rosh Chodesh é o momento de reunir-se com amigos e familiares para agradecer a Deus pelo que Ele é e pelo que fez.

As Escrituras chamam essa celebração de festival da “lua nova”, este termo pode soar estranho para muitos cristãos, mas era uma prática comum para Jesus, pois era seu costume hebraico.

Shevat
Este mês celebramos o mês de Shevat é o décimo primeiro mês do calendário judaico. A palavra “Shevat” (Shin-Beit-Tet) está relacionada à palavra Shabbos (Shin Beit Taf, também pronunciada “Shabat”).

Não sabemos quem primeiro deu ao mês este acróstico especial, mas a palavra Shevat pode significar a expressão hebraica “Shenishma Besurot Tovot” (S’B’T’), que seríamos abençoados para partilhar boas notícias. É o mês que celebra “as bênçãos da abundância”, chuvas que trazem renovação.

A palavra Shevat faz alusão às pesadas chuvas da estação quando o inverno termina. Chuva, na tradição judaica, está associada com bênçãos.

Aser
A tribo relacionada com este mês bíblico é Aser. O nome “Aser” significa “prazer” e “felicidade”. O patriarca Jacó abençoou seu filho Aser assim:
“De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais” (Gênesis 49:20).

Aser representa o sentido do paladar e comer. Aser é a representação da oliveira, que fornece o excelente azeite com o qual a porção de Aser na Terra de Israel foi abençoada com a abundância de oliveiras em seu território. Das sete espécies da Terra de Israel, a azeitona é a sexta. O azeite de oliva representa a semente potente do justo (tsadic) de conduzir e sustentar gerações abençoadas.

O território de Aser foi alocado por Josué, e formava a fronteira norte de Israel, e se estendia ao sul ao extremo do Carmelo, fazendo fronteira com o território de Manassés (Js 19:24-31,34; Js 17:10,11).

A benção de Moisés
“E de Aser disse: Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos, e banhe em azeite o seu pé” (Deuteronômio 33:24).

Que este mês para nós possa ser um marco de mudança e de muita unção, que o azeite fresco venha sobre nós, nossas famílias e todas a nossa casa. Que seja um tempo de alegria e abundância, que a provisão do Senhor venha em forma torrencial, como as chuvas de fim de inverno em Israel.

Que possamos honrar ao Senhor com nossas primícias, nossa vida e ministério para que os nossos filhos cresçam e se estabeleçam na terra de nossas conquistas.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS