Pessach, a festa da Libertação

O início da primavera em Israel começa com uma das festas mais importantes do calendário judaico.

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 13 de abril de 2022

FacebookTwitterWhatsApp

Pessach, a páscoa bíblica, tem início em 14 de Nissan, que no calendário cristão corresponde às 18 horas de 15 de abril até o mesmo horário do dia seguinte. Porém, as comemorações seguem-se por 8 dias, portanto até o pôr do sol do dia 23 de abril.

A data rememora a primeira páscoa dos judeus, há cerca de 3500 anos, quando os hebreus, escravizados no Egito, tiveram a sua tão sonhada liberdade e saíram do julgo pesado de faraó, rumo à Terra Prometida.

Pessach é uma palavra hebraica que significa “passagem”, “passar por cima”, e é uma das datas mais significativas para os judeus, uma vez que conta a história da origem de Israel. Este ano, por anteceder o Jubileu que se dará no ano novo judaico no mês de setembro, há uma grande expectativa de restituição e salvação.

Esse período é tempo também de lembrar de Moisés, homem usado por Deus para promover tão grande libertação, após as 10 pragas que deixaram Faraó ciente do poder do Deus dos hebreus. Antes da 10ª praga, Moisés deu as orientações que recebera do Senhor:

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.”

Êxodo 12:11-13

Cada família ofertou um cordeiro ao Senhor e o sangue do animal marcou as portas dos servos. Além da carne do cordeiro, eles também comeram pães sem fermento e ervas amargas, por isso Pessach também é conhecida como “Festa dos Pães Asmos”. Para os cristãos, o sacrifício do cordeiro foi uma predição do que aconteceria muito tempo depois: a morte na cruz do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, morto para liberdade daqueles que são escravos do mundo. Por meio do sangue de Jesus, derramado na cruz, hoje podemos ter acesso a Terra Prometida espiritual, que é a salvação, a Nova Jerusalém, que nos aguarda na eternidade.

Assim, até hoje, em sinal de gratidão por tão grande libertação, cristãos e judeus celebram a páscoa, de maneiras diferentes, de acordo com suas tradições.

Para nós do Ministério Engel, a Páscoa é tempo de relembrar o sacrifício de Jesus e fazer com que ele tenha valido a pena. Bem sabemos que por causa da murmuração, muitos hebreus morreram durante a caminhada e pouquíssimos chegaram à Canaã. Isso diz respeito também a nossa vida espiritual: não podemos rejeitar o sacrifício do Nosso Cordeiro! Ele deu a sua vida tão preciosa no lugar da nossa, por isso, vamos honrar esse sacrifício até o fim, sendo fieis e buscando a santidade, para que tão logo, quando Ele vier nos buscar, possa nos achar preparados para entrarmos na terra que mana leite e mel, onde viveremos eternamente com Ele, adorando-O em espírito e em verdade. Celebre Pessach! Não com ovos e coelhos, mas com o Cordeiro de Deus que te salvou e te deu tão grande salvação.

Feliz Pessach!

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS