O Grande Sábado

O ano passado estive em Israel para refazer a rota dos patriarcas, os geradores de príncipes.

FONTE: MINISTÉRIO ENGEL

ATUALIZADO: 13 de abril de 2019

FacebookTwitterWhatsApp

Ali na Terra Santa, Deus me deu a grande oportunidade de orar pela libertação em todos os níveis e em todas as áreas, na vida dos meus filhos e filhas. Clamei por cada um que está debaixo da minha cobertura espiritual, para que viesse a receber a unção de príncipe. Hoje, 13 de abril de 2019, dia em que, de forma especial, o povo judeu celebra o “Shabat HaGadol” (o grande sábado) eu confirmo este decreto sobre esta geração.

O grande sábado

Muitas são as razões pelas quais o dia de hoje recebeu  este nome. Aqui seguem algumas:

  1. Milagrosamente, Deus salvou os judeus das mãos dos egípcios que queriam matá-los por terem usado um de seus deuses, o cordeiro, para sacrifícios. Como esse milagre aconteceu no sábado antes de Pêssach (Páscoa), este foi denominado “Shabat Hagadol“, para recordar o milagre para sempre.
  2. Nesse Shabat ocorreu outro acontecimento: Quando os egípcios viram que os judeus usavam cordeiros para os sacrifícios de Pêssach (Páscoa), perguntaram: “Por que estão preparando estes cordeiros?” Os judeus respondiam: “Logo Deus trará ao Egito uma praga, que será a morte dos primogênitos, e Ele nos ordenou que oferecêssemos sacrifícios de Pêssach (Páscoa) para que fôssemos poupados desta praga”.
  3. A oferta de cordeiro por cada família é o memorial da Páscoa.
  4. Quando os primogênitos egípcios escutaram isso, apresentaram-se a seus pais e ao faraó exigindo: “Deixem os judeus partirem em liberdade. Não queremos perder a vida por causa de uma praga!” Tanto os pais, quanto faraó, ignoraram o pedido e, por esta razão, os primogênitos desembainharam suas espadas. Sobreveio uma batalha na qual muitos egípcios perderam a vida. Assim, “Shabat Hagadol” também relembra a luta dos primogênitos egípcios por suas vidas, exigindo a libertação dos israelitas.
  5. Shabat Hagadol também pode traduzir-se com o significado de “O Shabat dos grandes”. Até antes daquele momento, os judeus eram como crianças pequenas, pois nunca tinham cumprido mitsvot (Mandamentos). Nesse Shabat, porém, cumpriram sua primeira mitsvá (mandamento): a preparação de um cordeiro para o “corban Pêssach” (oferta de honra na Páscoa). Este foi o começo da observância das mitsvot, para a comunidade judaica. Em certo sentido, isso os tornavam “grandes“, como um menino no dia de seu bar-mitsvá (filho capaz de seguir os mandamentos), sendo como um príncipe para Deus. Deixavam de ser escravos para ser “grandes Príncipes”.

Que Deus nos dê a maturidade de sermos filhos e príncipes e que neste grande sábado possamos apresentar nossos cordeiros diante de Deus.

Shabat Shalom (sábado de paz) para a toda a sua família.

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS