O Ano da Gratidão

Há tantas coisas em nossa vida pelas quais devemos agradecer, que os 366 dias do ano de 2020 serão marcados pela demonstração da gratidão do nosso coração.

FONTE: MINISTÉRIO ENGEL

ATUALIZADO: 1 de janeiro de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

2020 Ano da Gratidão

Podemos sentir gratidão por nossa vida, saúde, estabilidade no emprego, vida espiritual ou pelo apoio e amor que recebemos de nossa família e amigos. A gratidão que sentimos pode variar de tempos em tempos, mas algo é certo: sentimos e expressamos gratidão pelas coisas que já temos.

Como causa e efeito, nossa gratidão é frequentemente o resultado das bênçãos que recebemos. E se não temos o hábito de agradecer, isso revela um sentimento de ingratidão, sinal de que os nossos olhos estão mais focados no que não temos ao invés de olharmos e reconhecermos o que já temos recebido.

Assim, devemos procurar agradecer antes de receber qualquer coisa. Quando vivemos com uma consciência de gratidão, vendo cada dia como um presente divino, milagres podem crescer e florescer em nossa vida. Moldar nossos pensamentos em torno da gratidão prepara o ambiente para mais bênçãos em nosso favor.

Ao sermos direcionados pelo Senhor e definirmos 2020 como “O Ano da Gratidão”, estamos estabelecendo em nosso território um princípio eterno e firme, de que tudo vem das mãos d’Ele. Estamos também ensinando à nossa geração, que não devemos adiar a gratidão, ou seja, nossos objetivos devem apontar para encontrar a plenitude diária, até alcançarmos o que mais desejamos.

Quando vivemos só para o amanhã, perdemos a alegria do que acontece neste momento preciso, o dia chamado hoje. Por isso, a palavra que nos orientará profeticamente é o Salmo 103, do qual quero destacar dois versículos:

“Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!” (Salmos 103:1,2)

Passamos a viver uma nova dimensão em todos os níveis de nossas vidas física, emocional, mental e espiritual. Quando injetamos apreço e alegria na vida que temos agora, nossa alma se liberta dos grilhões da ingratidão e, como consequência, todo o nosso corpo sente.

A gratidão abre portas para uma vida melhor e para reconhecer a importância dos cuidados pessoais. A ciência descobriu que há uma relação direta entre gratidão e bem-estar físico, mental e emocional.

Benefícios de ser grato

Em geral, verificou-se que as pessoas que praticam a gratidão como algo consistente em seus hábitos de vida, relataram ter muitos benefícios:

  • Sistema imunológico mais forte e pressão arterial mais baixa;
  • Níveis mais altos de emoções positivas;
  • Mais felicidade, otimismo e alegria;
  • Agem com mais generosidade e compaixão;
  • Poucos sentimentos de solidão ou isolamento;
  • Sentem-se mais jovens e dispostas.

O nosso desejo de melhorar todos os dias e alcançar mais, nos faz esquecer de sentir gratidão pelo que temos agora e pelo que já alcançamos. Às vezes não valorizamos nem as coisas que para outras pessoas é um sonho, e para nós já é uma realidade diária.

Há milhares de coisas para agradecer diariamente. Refletir conscientemente sobre gratidão pode afetar positivamente nossa atitude e a maneira como encaramos a vida. Imagine um mundo em que cada pessoa se levante de manhã e diga “Obrigado Senhor, pois Tu me devolveste a vida, tenho olhos para ver e mãos para sentir! Graças a Deus!”. Cada pessoa com esse tipo de pensamento pode impactar o mundo.

A lista de coisas pelas quais podemos sentir gratos nunca acaba. Ainda assim, as bênçãos em nossas vidas merecem nossa atenção e não podem ser desprezadas. Queremos, em cada dia de 2020, pensar em como Deus é detalhista em nos abençoar, assim, devemos ser detalhistas em agradecer: “Não esqueça de NENHUMA de suas bênçãos!” (Salmos 103:2).

Passar um tempo todos os dias para refletir sobre gratidão afetará positivamente a maneira como vivemos. E quando olhamos para o nosso foco principal, agradar a Deus em vez de nossos desejos pessoais e mesquinhos, abrimos a porta para novas bênçãos em nossas vidas, pelas quais deveremos também agradecer.

“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome”. (Salmos 100:4)

 

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS