Festa dos Tabernáculos, Jesus Cristo e o Mover Profético.

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 1 de janeiro de 2017

FacebookTwitterWhatsApp

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1:14.

Para nós, a Festa dos Tabernáculos significa a habitação do Senhor em nosso meio.

“Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei” “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso. 2 Coríntios 6:16-18.

Significa que estamos entrando na nossa Herança (de que Canaã era uma figura).

Na verdade, Deus habitou em nosso meio na pessoa de Jesus. Em João 1:14, que diz:

“E o verbo se fez carne, e habitou entre nós”, a palavra no original não é habitou, mas “tabernaculou” entre nós. Isto demonstra que Jesus era e é“Deus conosco”, ou seja, Deus tabernaculando conosco.

Por este motivo, temos visto os estudiosos afirmarem que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, mas durante a Festa dos Tabernáculos. Isto é óbvio, se pensarmos que no dia em que Jesus nasceu, “pastores… guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite” (Lc 2:8). Se fosse na noite de 24 ou 25 de dezembro, isto não seria possível, devido ao frio que faz naquela região nessa época. Neste caso, os rebanhos estariam bem guardados em seus apriscos fechados, e não ao ar livre, como Lucas relata.

Pode-se provar que Jesus nasceu em setembro ou outubro, estudando-se em profundidade a dada do nascimento de João Batista, 6 meses antes do nascimento de Jesus:

“E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;” Lucas 1:36.

Se considerarmos que Zacarias, pai de João, era do turno de Abias

“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel”. Lucas 1:5.

Verificando-se a época em que esse turno funcionava no tabernáculo, conclui-se que:

“A sétima a Hacoz, a oitava a Abias,”. 1 Crônicas 24:10

Somando-se o tempo necessário para o nascimento de Jesus cairá durante a Festa dos Tabernáculos.

Tempo Profético

A Festa dos Tabernáculos é uma Festa Profética. A sua mensagem nos fala da nossa herança, isto é, “da medida da plenitude da estatura do Messias”, a que a Palavra de Deus nos promete que chegaremos em breve (Ef 4:11-16).

Fala da glória de Deus a ser manifestada nesta “ultima casa” (Ag 2:8). Fala não apenas do milagre da provisão de Deus no meio do deserto, mas de uma provisão superabundante na terra que é nossa herança, onde teremos não apenas as “primícias”, “o penhor da nossa herança” (Rm 8:23; Ef 1:13,14), que é Espírito o Santo, mas teremos a plenitude da herança, a posse de tudo o que o Senhor tem reservado para os seus filhos.

Não somos do mundo

Relembramos nesta festa é o fato de que os judeus estavam sempre viajando – as cabanas eram simples para poderem ser montadas e desmontadas a qualquer momento – e isso é uma representação do “peregrinar” do homem sobre a terra. Sabemos que o mundo não é nosso lugar. Jesus quando falou disso, disse o seguinte:

“Não são do mundo, como eu do mundo não sou” Jo 17.16.

Nossa verdadeira cidadania não é terrena, pois apenas “estamos” no mundo, porém não “somos” do mundo!

Outro fator importante é que as cabanas eram frágeis, mas independente disso o povo viveu por quarenta anos no deserto sob a proteção de Deus. Isso nos faz lembrar o cuidado de Deus para conosco e que mesmo em meio às provações há a provisão, o livramento, a proteção que, apesar da fragilidade de nossa vida, manifestam-se desta forma dando-nos a certeza de que Ele está com todas as coisas sob controle!

Festa dos tabernáculos

Inicio 16 de outubro de 2016 ao por do sol.

Leia mais:

LIÇÃO 42 – A FESTA DE TABERNÁCULOS 

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS