ATUALIZADO: 13 de agosto de 2022
O dia dos pais é marcado por vários sentimentos, tanto para os homenageados nesta data, quanto para os filhos, que são os grandes protagonistas daquilo que pode se tornar um momento de honra ou de desonra. O certo é que neste dia, temos a oportunidade de demonstrar o quão importante os pais são em nossas vidas e o quanto eles nos transformaram em quem somos hoje.
Assim, deixo aqui algo para pensarmos: diante de tantas homenagens e comemorações, como fazer desta uma data festiva, alegre, marcante? Gerando um memorial.
Jacó teve que sair às pressas de casa, sendo ameaçado de morte pelo seu irmão. Em um só dia, ele perdeu o contato com toda a sua família, as pessoas a quem ele mais amava. Saiu sem saber se um dia voltaria, ou, se caso voltasse, encontraria seus pais vivos ainda. Aquele certamente foi um dia de tristeza para ele. Porém, antes de percorrer o caminho para a casa do seu tio Labão, Jacó passou em um lugar que era um memorial, o monte onde seu avô ofereceu seu pai Isaque ao Senhor; onde também seu pai pediu um filho para a sua esposa, até então estéril. Jacó sabia que ali havia um portal de ligação direta com o céu e que naquele monte, onde Deus se manifestara tantas vezes, haveria também graça e misericórdia para a sua vida. Jacó voltou à tenda do encontro, onde sabia que o Pai Maravilhoso, o Deus de seus antepassados e também dele, nunca o abandonaria. Ali ele fez um voto, ao qual cumpriu 20 anos mais tarde, dormiu tendo uma pedra por travesseiro, viu anjos subindo e descendo, até, por fim, ter um encontro sobrenatural com o próprio Pai, que mudou não só o seu nome, mas toda a sua história. Ele foi suprido por esse milagre até o fim de sua vida, foi filho, teve um Pai.
Faça-se presente, crie memoriais ou retorne aos que foram feitos no passado: aquela praia que lembra a sua infância, aquele lugar onde você experimentou a felicidade sem medidas. Entre em contato com o amor de Deus que existe nesses espaços, sejam eles físicos ou ainda que estejam apenas em sua memória. Acesse-os!
Não perca mais tempo. Faça o que for preciso para gerar memórias com o seu pai. Se você já é pai, faça isso e ensine o seu filho o caminho da honra, que é por onde ele deve andar. Ele verá Deus em suas atitudes, ainda que não entenda direito que Ele é o Pai Maior, que nos leva a fazer a coisa certa e não a que a nossa alma nos impele a fazer.
Dou graças a Deus por ter meu pai, Rolf Engel, aos seus 91 anos de idade. Temos uma lista enorme de memoriais e fazemos questão de sempre acessá-los em nossas conversas. Damos risadas, choramos, voltamos ao passado e geramos mais boas lembranças, das quais poderemos ter acesso futuramente. E o mais importante, deixo que meus filhos e netos participem, vejam, aprendam e amem estar em família. Então, para nós, o dia dos pais será sempre uma data para honrar, principalmente com a presença, com o carinho e com o contato físico. Às vezes tudo o que o seu pai precisa é se sentir amado, sabia? Creio que esse será o melhor presente que ele poderá receber neste dia dos pais.
Desejamos a todos os pais biológicos, espirituais, adotivos, um feliz dia dos pais, regado com as Bênçãos do Pai Perfeito, o nosso Deus. Shalom!
Joel Engel