Aniversário do Patriarca da Família Engel

Pastor Rolf Engel comemora aniversário e revela: "Deus me deu muito mais do que eu pedi!"

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 1 de maio de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

 

Em dezembro de 2019 o pastor Rolf Engel, pai do Apóstolo Joel Engel, deu um susto em toda a família: morreu e ressuscitou no hospital de Santa Maria. Talvez, dentre tantas experiências e milagres vividos em seus 89 anos de vida, essa tenha sido uma das aventuras mais recentes e emocionantes para ele e um susto que ninguém da família quer mais passar. Porém, isso torna esse aniversário ainda mais especial: “Deus permitiu que nossa família estivesse reunida por mais uma vez, para celebrar os 89 anos do meu pai e eu não tenho palavras para agradecê-Lo”, exclamou o Apóstolo Joel Engel.

 

Essa alegria é compartilhada no coração de seus 8 filhos, 17 netos e 13 bisnetos. A grande família foi erguida ao lado da esposa Terezinha dos Santos Engel, com quem é casado há 67 anos. Com muito trabalho e de joelhos no chão, o pastor Rolf se orgulha em ter 20 pastores entre seus filhos, netos, bisnetos, nora e genro. Além disso, aqueles que não são ainda pastores, estão em formação para tal, ou já exercem algum ministério evangelístico, 9 no total, o que demonstra o mérito ou o dom que há em sua vida em multiplicar pregadores. “Deus me deu muito mais do que eu pedi a Ele”, glorificou o aniversariante, considerando ser este o maior legado que poderia ter deixado para a família Engel, resultado de suas orações.

Origens – Onde tudo começou

A família do pastor Rolf é de origem alemã com raízes judias. Desde a Europa, a família já era formada por pregadores do evangelho. Foi através do seu avô, Cristiano Engel, pastor luterano, que a família Engel veio parar no Brasil, há 173 anos, mais especificamente no Rio Grande do Sul. Em 02 de maio de 1931, na cidade de Trombudo, município de Dona Francisca, aprouve ao Senhor trazer o pastor Rolf à existência. “Amo ouvir as histórias que ele conta sobre a família, seus testemunhos de tantos milagres que viveu com Jesus. Realmente, além do meu pai, ele também é o meu modelo de pai, avô, marido e pastor”, disse a Pastora Gabriele Engel, neta do pastor Rolf e filha do Apóstolo Joel.

Desde os 10 anos de idade, Rolf Engel conta que conheceu o abandono do pai, o trabalho duro e a responsabilidade em ter que ajudar a sustentar a família, mesmo sendo ainda uma criança. A beira do Rio Jacuí, a família entoava hinos à Deus, mas a marca mais forte em sua trajetória foi a conversão genuína e intensa, que o leva, juntamente com sua esposa Terezinha a uma vida de oração 24/7. “Meu pai tem um histórico genético e espiritual que remete à época dos Morávios alemães, que completaram 100 anos de vigília de oração. Eu creio que isso ficou no sangue da família Engel, pois ele sempre conta que seus avós e pais eram pastores e vieram para o Brasil para pregar. Eu sinto que ele e minha mãe só se sentem bem 100% quando estão prestando culto, adorando, cantando, orando… são momentos em que posso ver a felicidade estampada nos rostos dos meus pais”, afirmou o profeta Joel Engel.

Em julho de 2017, o Pastor Rolf e sua esposa Terezinha se mudaram para Faxinal do Soturno, onde puderam receber cuidados especiais de boa parte da família. De acordo com o Profeta Joel, houve uma mudança no clima da cidade e na Escola Profética desde então: “Notamos que fomos muito mais abençoados. Tivemos a melhor Escola Profética de todos os tempos, fruto de suas intercessões, pois ele passou 90 dias no Monte. Meu pai se tornou um ícone internacional, como um homem de fé, homem de Deus, com um testemunho exemplar, como aqueles patriarcas que lemos na Bíblia e isso nos deixa muito felizes”!

Um Ministério próspero e longevo

Quando o assunto é o ministério pastoral, idade é apenas um simples detalhe. Ativo, o pastor Rolf não fala em se aposentar dos trabalhos pastorais: gosta de pregar, fala muito de Jesus, ama estar no monte em Faxinal do Soturno, orando. Além disso, ele sempre participa das programações do Ministério Engel, como por exemplo o Alinhamento Profético e a Escola Profética Unção de Elias, onde todos os anos participa da abertura, abençoando o Apóstolo Joel e os participantes que vem de todas as partes do Brasil e até de outros países. “Para a família e para aqueles que o conhece de perto ele é um exemplo de homem de Deus. Sua fé e perseverança são motivadoras. Nunca ouço murmuração sair de seus lábios. É alguém que é um verdadeiro presente do céu, para toda a família”, disse o neto e pastor, Tiago Engel.

Um patriarca honrado

O Pastor Rolf é o patriarca da família Engel, e por isso, merece ser honrado como uma das maiores autoridades dentro do Ministério Engel e da família.
“A autoridade tem a função de proteger com muros a sua nação, o seu Estado e a sua família. Os nossos pais são essas muralhas que protegem a nossa família de todo o tipo de ataque de inimigos espirituais, através de suas orações. Não é nada fácil! Existe uma diferença entre amar, gostar e honrar. Honrar quer dizer dar a devida honra, entendendo o nível e o grau de mérito que Deus entregou a essa pessoa, ao ponto de, por amor a ela, atender as orações até das próximas gerações. Isso é conhecido como o ‘mérito da honra’ ou a ‘honra da autoridade’. Por isso é tão importante honrar as autoridades da terra e as que tem mérito no céu, preparando presentes, homenagens, ofertas, pois isso traz proteção”, orientou o profeta Joel.

Por conta da pandemia do coronavírus o aniversário vai ser restrito à família que está mais próxima, mas as homenagens estão vindo de todas as partes do Brasil, através de mensagens, presentes e ofertas carinhosas de seus familiares, pastores, amigos e discípulos. As comemorações devem acontecer no ano que vem, quando o patriarca celebrará 90 anos.

Árvore genealógica dos Engel no Brasil:

• Cristiano Engel – bisavô de Rolf Engel. Chegou ao Brasil em 1847;
• Guilherme Engel – avô de Rolf Engel. Nascido em 1962;
• Jacob Alberto Engel, pai de Rolf Engel;
• Rolf Jacob Engel, nascido em 1931. Casado com Terezinha Engel;
• Filhos: Sônia Engel de Franceschi, Joel Engel, Vera Engel Larger, Rosângela Engel, Paulo Engel, Janete Engel, Roger Engel e Denis Engel.
• Netos: Aline, Tiago, Gabriele, Joel Júnior, Michele, Michel, Jenifer, Catiane, Taiane, Emanuel, Bruna, Stefani, Rafael, Amanda, Felipe, Jonathan, Vitória.
• Bisnetos: Isaque, Hadassa, Noach, Emanuele, Gabriele, Benjamin, Samuel, Pedro, Ana, Maria, Pedro, Giovana, Maria.

 

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS