“Você pode ter se desviado de Jesus, mas Ele nunca se desviou de você”, diz pastor

O pastor Joel Engel analisa os nomes de Deus contidos no texto hebraico do Salmos 23, revelando Suas características.

FONTE: Guiame

ATUALIZADO: 28 de julho de 2020

FacebookTwitterWhatsApp
O pastor Joel Engel analisa os nomes de Deus contidos no texto hebraico do Salmos 23. (Foto: Ministério Engel)
O pastor Joel Engel analisa os nomes de Deus contidos no texto hebraico do Salmos 23. (Foto: Ministério Engel)

O pastor Joel Engel fez uma análise sobre os nomes de Deus contidos no texto hebraico do Salmos 23, revelando de maneira mais profunda as características de Seu pastoreio.

O primeiro nome é Jeová Raah, que significa “o Senhor é o meu pastor”, encontrado em

Salmos 23:1. “Deus cuida de mim como um pastor cuida de uma ovelha”, explica Engel. “O rei Davi foi o primeiro a revelar esse nome em toda a Bíblia. Ele aprendeu, como pastor, a discernir que Deus cuida de nós como ovelhas”.

O pastor também cita as palavras de Jesus em João 10:11, que diz: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. Engel destaca que Jesus é o maior exemplo de pastoreio.

“Se você cair, se você pecar, se você falhar, saiba que esse pastor nunca abandona as suas ovelhas”, afirma. “Há muitos que me dizem: eu me desviei de Jesus. Eu falo: você pode ter se desviado, mas Ele nunca se desviou de você. E se você está vivo, é porque Ele cuidou de você. Ainda que você caia sete vezes, Ele vai te levantar”.

O segundo nome é Jeová Jireh, que significa “o Senhor é o meu provedor”, encontrado em Salmos 23:1: “nada me faltará”.

“Quando você declara isso, você diz: ‘Eu confio que o Senhor vai prover o pão de cada dia’. A revelação da provisão de Deus foi mencionada pela primeira vez na Bíblia em Gênesis, quando Deus proveu a Abraão o cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque”, explica.

O terceiro nome é Jeová Shalom, que significa “o Senhor é a minha paz”, encontrado em Salmos 23:2: “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”.

“Aqui fala de cura da alma. Somente o médico dos médicos pode penetrar nas profundezas de nossa alma e curar nossas tristezas. Essa paz é mais abrangente do que a ausência de guerra; é uma paz que excede todo entendimento”, explica o pastor.

O quarto nome é Jeová Rafá, que significa “o Senhor é a minha cura”, encontrado em Salmos 23:3: “Refrigera a minha alma”.

“Esse nome foi revelado pela primeira vez na saída do Egito, quando Deus curou todos os israelitas. Davi se lembra disso e reconhece que Deus tem poder de curar, assim como um pastor cura as ovelhas machucadas”, ilustra.

O quinto nome é Jeová Tsidkenu, que significa “o Senhor é a nossa justiça”, encontrado em Salmos 23:3: “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”.

“Jesus é a nossa justiça, e através da obra de Cristo nos tornamos justos. Quando Ele nos leva pela veredas da justiça, significa que Ele vai nos defender como um advogado no tribunal”, diz Engel.

O sexto nome é Jeová Shamah, que significa “o Senhor está aqui”, encontrado em Salmos 23:4: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

“Aqui Davi diz que Deus é presente, que Deus está com ele na escuridão. Davi aprendeu que quando um pastor leva as ovelhas de um aprisco para o outro, ele passa por lugares escuros”, comenta.

“Havia dois tipos de apriscos em Israel, o aprisco do verão e do inverno. No inverno, o aprisco era fechado com portões. No verão, o pastor levava suas ovelhas para um lugar mais próximo da água, então ele mesmo servia como portão. É por isso que Jesus disse, ‘Eu sou a porta’. Jesus se coloca como um pastor”, acrescenta Engel.

O sétimo nome é Jeová Nissi, que significa “o Senhor é a minha bandeira”, encontrado em Salmos 23:5: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”.

“O Senhor é aquele que luta por mim e que me dá a vitória. A mesa fala sobre essa vitória. Muitas vezes, as ovelhas são atacadas por ursos e leões. Assim como Davi lutou furiosamente para proteger suas ovelhas, Deus luta por suas ovelhas”, disse Engel.

Mais ministrações como esta podem ser encontradas nos canais oficiais do Ministério Engel. Confira a pregação completa abaixo:

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS