“O que para nós parece o fim, para Deus é só o começo”, incentiva pastor

Joel Engel lembra que é preciso enxergar as dificuldades através das lentes de Deus.

FONTE: GUIAME, LUANA NOVAES

ATUALIZADO: 1 de fevereiro de 2024

FacebookTwitterWhatsApp
(Foto: Unsplash/Justin Luebke)
(Foto: Unsplash/Justin Luebke)

Quando estamos no meio das dificuldades, podemos perder a perspectiva do que Deus está fazendo — e o pastor Joel Engel ensinou como enxergar os problemas através das lentes corretas.

“No calendário judaico, o dia começa quando o sol se põe — ou seja, quando começa a noite. Quando você está no meio de um problema que não consegue resolver, é como se a noite tivesse chegado e você fica sem direção e perdido. Mas o que para nós parece o fim, para Deus é apenas o começo”, disse Engel na última terça-feira (23).

O pastor usou como exemplo a história bíblica de Jacó. Depois de roubar a bênção de seu irmão mais velho, Esaú, ele se despediu de seus pais e fugiu para uma região chamada Padã-Arã. No meio do caminho, quando o sol se pôs, ele parou em um local em Betel para passar a noite.

Jacó encontrou uma pedra para descansar e se deitou para dormir. Enquanto dormia, sonhou com uma escada que ia da terra ao céu e viu os anjos de Deus subindo e descendo nela, conforme o relato de ‭‭Gênesis‬ ‭28‬.

Engel destaca que o início da mudança na vida de Jacó foi dormindo sobre uma pedra e faz uma reflexão:

“Quantos estão atravessando a noite em sua vida? Muitos estão atravessando vales escuros, ou seja, momentos difíceis. Jacó saiu de casa de mãos vazias, mas tinha em seu coração o desejo de receber a benção de Deus.”

“Seu pior problema pode se tornar a melhor solução”, acrescenta o pastor. “Os homens mais ricos da terra enriqueceram resolvendo problemas, então não tenha medo dos problemas.”

Deus cumpre promessas

No sonho de Jacó, Deus aparece a ele dizendo: “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”. (‭‭Gênesis‬ ‭28‬:‭15‬ ‭NVI‬‬)

Engel então reforça: “O que Deus está assegurado aqui é: creia, que eu vou cumprir a minha promessa! Jacó tinha apenas um cajado, uma bolsa de couro e uma promessa.”

E acrescenta: “Durma com a promessa. Durma com a palavra de Deus. Que a última coisa a te alimentar antes de dormir não sejam as más notícias, mas a Palavra. Que você possa realmente dormir meditando na palavra de Deus.”

A Bíblia relata que, na manhã seguinte, Jacó se levantou bem cedo. Pegou a pedra na qual havia descansado a cabeça, colocou-a em pé, e derramou azeite de oliva sobre ela, em um ato de adoração a Deus. Engel explica que este azeite tem uma simbologia.

“Quem saía de viagem naquela época costumava levar consigo um azeite. Esse óleo representa a unção. A unção vai te levar onde você jamais imaginou que iria. A unção vai te tornar quem você jamais imaginou que seria. A unção te fará ter o que você jamais imaginou que teria”, afirma o pastor.

Cumpra seus votos com Deus

Em um ato de adoração a Deus, Jacó fez também um voto: Se Deus o guardasse em sua viagem, provendo também pão e roupa, a pedra que ele se deitou e que foi colocada como coluna, seria a casa de Deus; e, Jacó daria o dízimo de tudo (Gênesis 28:20-22).

Engel incentiva os cristãos a fazerem votos com Deus e discernir seu propósito de vida, que é levantar um altar a Deus durante sua jornada na Terra.

“Esse é o propósito de todas as pessoas que creem: construir a casa de Deus. A casa de Deus é Sua obra e também somos nós, que servimos a Deus e carregamos Sua presença”, explicou.

Veja a pregação completa:

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS