Rosh Hashaná

(Yom Teruah)

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 18 de setembro de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

Tempo de despertar a geração

De acordo com o calendário judaico, estamos no final do mês de Elul. O mês completo de Elul é um processo de 30 dias para a preparação, através do autoexame e arrependimento para os dias mais sagrados do ano judaico, Yom Teruah, mais conhecido como Rosh Hashaná, e Yom Kippur.

Celebrando Rosh Hashaná

A festa de Yom Teruah (Rosh Hashaná) será celebrada ao pôr do sol da véspera do dia 01 de Tishrei, no calendário judaico (18 de setembro de 2020, no calendário gregoriano) e será encerrada após o anoitecer do dia 02 de Tishrei (20 de setembro de 2020).

O shofar

Depois de cada serviço matinal nas comunidades judaicas, o shofar é soado. Além disso, no final da liturgia da manhã e da noite, os Salmos 27 são recitados, que começa dizendo:

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27:1)

A mensagem enviada durante os dias de preparação do mês de Elul para o dia 01 de Tishrei (Rosh Hashaná) é clara: arrependa-se antes de Rosh Hashaná! Não espere que este dia passe, pois depois, virão os Dias Temíveis, por isso é necessário que haja Teshuvá (arrependimento e retorno a Deus)

Há expressões que nos ajudam a identificar os dias do tempo de Teshuvá (arrependimento). Assim como alguns não estão familiarizados com a celebração americana de Ação de Graças, os cristãos não judeus podem vir a ser confundidos com os diferentes nomes dados às principais festas do Senhor.

YomTeruah: Nomes, Temas e Frases.

  1. Teshuvá (arrependimento)
  2. Rosh Hashaná (Cabeça do ano, Nascimento do Mundo)
  3. Yom Teruah (Dia do Despertar [Festa das Trombetas])
  4. Yom Ha Din (Dia do Julgamento)
  5. Ha Melech (a Coroação do Messias como o Rei)
  6. Yom Há Zikkaron (Dia do Memorial)
  7. Chevlaishel Mashiach (O Tempo da Angústia de Jacó ou as Dores do Parto do Messias)
  8. Abrindo as portas
  9. Kiddushin/Nesu’in (a cerimônia de casamento)
  10. A Ressurreição dos Mortos
  11. A Última Trombeta (shofar)
  12. Yom Hakeseh (o dia oculto)

Rosh Hashaná: A Cabeça do Ano (O Nascimento do Mundo).

Rosh Hashaná marca o início de um novo ano judaico e faz parte do período de arrependimento. Rosh, em hebraico, significa “principal ou cabeça” e shanah significa “ano”. Rosh Ha Shanah é o cabeça do ano no calendário civil e também é conhecido como o dia do nascimento do mundo, já que o mundo foi criado neste dia, de acordo com o Talmud (Rosh Hashaná 11a).

De acordo com a tradição judaica, acredita-se que Adão tenha sido criado neste dia (Mishnah, Sh.Hedrin 38b).

Como os judeus determinaram a data quando o mundo foi criado?

Elas são baseadas nas primeiras palavras do Livro de Gênesis (Bereshit), “no início“. Quando essas palavras são invertidas, lê-se Aleph b’Tishrei, ou seja, “o primeiro de Tishrei“. Portanto, de acordo com a tradição judaica, Rosh Hashaná é conhecido como o nascimento do mundo.

Yom Teruah é uma moed (festa solene) do sétimo mês do calendário religioso, sendo que o mês de Nissan (março – abril) seria o cabeça do ano religioso, de acordo com Êxodo 12.

YomTeruah: O Dia do Despertar através do Shofar

Nos Salmos 98:6 está escrito:

“Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do Senhor, do Rei.” (Salmos 98:6)

Existe uma bênção para aqueles que recepcionam a Deus com celebrações específicas. O significado de Rosh Hashaná e o som da trombeta (shofar) é encontrado nos Salmos 89:15, como escrito:

“Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face.” (Salmos 89:15)

Dia do Despertar

Rosh Hashaná é conhecido como o Dia do Despertar. Em Yom Teruah, o Dia do Som do Shofar, cada judeu é obrigado a ouvir (shema) o som do shofar. As demais pessoas são convidadas a fazerem o mesmo. Este mandamento (mitzvá) tem base nos escritos do Novo Testamento:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (João 14:15)

Existe uma instrução divina para se ouvir com atenção o som do shofar. A palavra aqui é shemá (ouvir com atenção). Observe que a instrução não é para todos tocarem, mas sim, ouvirem o som do shofar.

Teruah significa “trombeta de despertar”. Um dos temas associados a Rosh Hashaná é o “despertar”. Teruah também é traduzido como o “grito“. O Livro de Isaías, capítulo 12, coloca este grito no contexto do reinado de mil anos do Messias. Há também menção a era messiânica e ao choro em Isaías 42:11; 44:23; Jeremias 31:7; e Sofonias 3:14.

“Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.”

(Sofonias 3:14)

A primeira vinda de Jesus está associada a um grito em Zacarias 9:9. Seja com o som de um shofar ou com a força de um grito sobrenatural, o objetivo de Deus é nos acordar. Por essa razão, está escrito no Novo Testamento:

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Efésios 5:14)

O livro de Efésios tem muitas referências a Rosh Hashaná e aos Dias Mais Sagrados. Por exemplo, em Efésios 4:30, ser selado para o dia da redenção refere-se ao Yom Kippur, o Dia da Expiação. Deus nos deu este banquete para nos ensinar sobre o julgamento que virá após o dia de Rosh HaShaná, e seremos selados quando as portas (neilah) no Yom Kippur fecharem.

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)

Isaías 26:19 fala da Ressurreição.  A palavra “acordar” está associada à ressurreição:

“Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.” (Isaías 26:19)

O tema do despertar do sono é usado em toda a Bíblia. É encontrado em João11:11; Romanos 13:11; Daniel 12:1-2; e Salmos 78:65. Em Isaías 51:9 está escrito:

“Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas.” (Isaías 51:9a)

Assim, “acordar” é uma expressão que se relaciona com Rosh Hashaná. Em Isaías51:9, o despertar está associado com a vinda de Jesus. Nossa geração precisa despertar deste “sono” e se lançar aos pés do Senhor, clamar por misericórdia, se arrepender e apresentar o seu melhor ao Senhor, através de nossas ofertas e com as nossas atitudes. Para que possamos viver um “ano novo” doce e cheio de decretos favoráveis em nossa direção.

Feliz Rosh Hashaná

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS