Rosh Chodesh Elul

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta entre os lírios. Cânticos 6:3

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 25 de agosto de 2022

FacebookTwitterWhatsApp

Começa ao pôr do sol do dia 26 de agosto de 2022 e o encerramento será ao entardecer do dia 28 de agosto.

Chegamos no mês de Elul, um período muito abençoado, considerado um tempo para se intensificar a intimidade com Deus. No primeiro dia desse mês (Rosh Chodesh), Moisés subiu o Monte pela terceira vez, levando consigo as novas pedras para que Deus escrevesse os mandamentos. Assim, se trata de um mês profético no qual devemos entrar para ter um encontro com Deus. Em Elul, Deus perdoou o seu povo, então, esse também é o mês para se pedir perdão pelos pecados da idolatria, adoração ao dinheiro; Mês de preparação para Yom Kippur e tempo para receber revelação.

Elul, o Rei está no campo!

O mês de Elul é considerado pelos judeus como o mais maravilhoso do ano, principalmente depois de um mês tão tenebroso, que é o de Av, marcado por acontecimentos muito difíceis e sombrios. Ninguém casa ou faz alguma festa no mês de Av, por ser um mês de tristeza. Em contrapartida, em Elul dá-se início a um tempo de alegria, paz e festa. Os sábios contam que os reis costumavam a sair para o campos apenas nessa época do ano, para dar um passeio, e as pessoas já ficavam esperando ansiosamente por esse dia inédito, único, no qual poderiam ser agraciados pelo favor do rei, que se mostrava feliz e pronto para abençoar os seus súditos.

Esse é o mês de namorar Deus

O livro de Cantares é o preferido pelos judeus para ser lido e recitado durante o mês de Elul. Inclusive, no hebraico, as primeiras letras do versículo base dessa lição formam o nome do mês de Elul. Esse verso também fala de intimidade e do amor do Pai para conosco. Ao contrário do que muitos pensam, o livro de Cantares não é um livro romântico, mas algo muito mais profundo, que fala do amor de Deus para com a sua Igreja, a sua noiva.

Deus falou comigo sobre namorá-lo quando houve uma seca no Rio Grande do Sul. Há 7 meses não chovia e Deus falou que assim que eu subisse o Monte para adorá-Lo, choveria. Só de chegarmos naquela região, até os dias de hoje, o clima muda, o vento fica mais forte, as nuvens aparecem e cobrem o sol. Qualquer pessoa que ame a Deus e O busque para ter intimidade, Ele irá se manifestar com chuva, que é uma declaração deste lindo amor do Pai para com seus filhos.

Dia 01 de Elul: Moisés sobe o monte para buscar intimidade com Deus.

1ª vez que Moisés subiu o Monte: foi para pedir perdão pelos pecados do povo;

2ª vez que Moisés sobe o Monte: Moisés desceu com as primeiras tábuas, sobre as quais Deus revelou a Sua palavra. Chegando ao acampamento, depois de 40 dias, havia um bezerro de ouro sendo adorado, um ato de idolatria que ofendia a Deus e ofende até os dias de hoje. Aquele povo murmurou contra Moisés, foi rebelde, fez Lashon Hará. Ao ver aquela situação, indignado, Moisés quebrou as primeiras tábuas da Lei. Ali Deus executa o Seu juízo e mata muitos rebeldes, afastando deles a nuvem da Presença e os encontros diários com o Senhor, que vinha de dia com a nuvem para protegê-los do sol, e à noite, como coluna de fogo, para proteger do frio, dos animais nocivos e demais perigos. Com esse afastamento, veio muitas consequências como o calor intenso do deserto, a queimadura do sol em suas peles, escorpiões, entre tantos perigos sob os quais eles estavam vulneráveis. Daí Moisés vem e clama a Deus:

Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Êxodo 33:13-15

Moisés faz a oração dos 13 atributos de Deus e isso foi imprescindível pois existem tipos de oração que aplaca a ira de Deus.

3ª vez que Moisés sobe o Monte: ficou por 40 dias intercedendo e pedindo perdão pelo povo. Nesse período Deus deu para ele novamente as escrituras sagradas, os mandamentos. Quando Moisés desceu no último dia, Deus disse que iria perdoar o povo. Esse dia 40º ficou conhecido como Yom Kippur, o dia do perdão, quando Deus perdoou o pecado da idolatria, rebelião e da murmuração. Por isso, nesse mês Deus julga o dinheiro e este perde o poder.

Aproveite o mês de Elul para fazer um levantamento. Escreva como estava a sua vida há 2, 3 anos atrás e lembre-se de cada coisa boa que Deus fez por você e pela sua família. Faça também um programa, uma nova agenda com Deus, priorizando o Senhor.

Estamos em um tempo de comunhão e introspecção, de fazer um balanço de todo o ano e no final, apresentar a Deus uma oferta, a primícia do ano. A primícia é o valor de um dia de trabalho, mas no final do ano, costuma ser a oferta do mês, consagrando e abençoando todo o ano.

Exercício espiritual: As orações mais propícias para entrarmos na Presença de Deus são as de adoração. Elas são capazes de estabelecer uma nova programação e mudar o calendário, o tempo, e Deus quer fazer isso. Todos os dias pela manhã, por exemplo, você pode tirar 5 minutos para estar na Presença, namorando Deus, falando palavras de Amor para Ele e pedindo ao Senhor que venha cancelar os ciclos de maldição que vieram sobre a sua família. Peça a Ele um recomeço e assim como Deus abençoou Moisés, Ele vai te abençoar!

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS