Rosh Chodesh de Nissan

Nesta quarta-feira, 25 de março de 2020, viveremos uma das datas mais proféticas de todos os tempos, Deus alinhou esta data com um tempo muito especial que estamos vivendo.

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 25 de março de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

Entenda este grande mover.

O primeiro mandamento que Deus entregou aos judeus como nação foi a de estabelecer um calendário baseado no ciclo da lua, pois uma nação que estava escrava precisava ser treinada a olhar para o alto.

“O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: ‘Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês’. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa”. (Êxodo 12:1-3)

Observe o princípio que Deus está estabelecendo para Israel: “E disse Deus a Moisés (palavra de Deus) … na terra do Egito (lugar de opressão) … Este mês (Nissan) é para você, a cabeça dos meses (primícias de um novo ciclo) … o primeiro entre os meses do ano (Um tempo profético)” (Êxodo 12: 1-2).

O primeiro dia, do novo mês, é chamado de Rosh Chodesh de forma literal significa “cabeça do mês” e é comemorado como um feriado ou uma festa, mas no mês de Nissan é algo muito mais que especial, pois este é o mês dos meses, a cabeça dos meses chamado de rei dos meses. O mês de Nissan é o mês dedicado aos príncipes.

Quando a lua nova aparece no céu pela primeira vez, um novo mês se inicia, um pequeno facho de luz em meio ao céu escuro. A palavra “chodesh” tem a sua raiz na palavra hebraica “chadash”, que significa novo, novidade. Rosh Chodesh é a oportunidade de começar de novo, de algo novo, de novidades.

O ano novo de Deus

Nissan é o mês da redenção, o mês do resgate. Segundo o entendimento e o discurso dos sábios judeus, “no mês de Nissan os filhos de Israel foram redimidos da escravidão do Egito e será em Nissan que seremos restaurados (resgatados)” Tratado judeu de Rosh Hashaná 11a.

Nissan é o mês de milagres grandiosos (nissim). O fato de o nome Nissan possuir dois “nuns” sugere, segundo os rabinos, “nissei nissim” (milagres dos milagres). Sobre a redenção futura foi declarado da seguinte forma pelos judeus: “Como os dias de vosso êxodo do Egito, Eu revelarei a ele maravilhas”.

O ato que desencadeou milagres extraordinários

“O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: ‘Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês’. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa”. (Êxodo 12:1-3)

O Valor de um cordeiro

O valor de um cordeiro equivale a 14 dias de trabalho, ou metade do mês. Pois os meses do calendário judaico são de 28 dias, e o pagamento da diária de trabalho são pagamentos justos. É a representação da contagem regressiva para uma fase nova.

Transferência de riquezas

Todas as famílias de Israel que estavam vivendo como escravos no Egito aceitaram a palavra de Deus e o comando de Moisés. Cada uma se consagrou no primeiro dia do mês de Nissan, que celebraremos no entardecer de 25 de março deste ano, durante os 10 dias seguintes cada família se preparou para oferecer um cordeiro.

Um cordeiro por família, agora imagine uma nação que estava escrava se preparando durante 10 dias para fazer a oferta que mudaria o rumo de toda a história.

Neste dia tão especial e profético, eu quero convidar todos os meus filhos, meus discípulos, pastores, toda a igreja para juntos nos alinharmos debaixo desta palavra profética para juntos clamarmos a Deus para que nos livre deste mal e isso será uma das maiores conquistas de nossas vidas, escrever uma nova história que glorifique a Deus, onde a palavra do Senhor se cumprirá em nós:

“E o Senhor te porá por cabeça (príncipe), e não por cauda (escravo); e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”. (Deuteronômio 28: 13)

O cordeiro é o símbolo da páscoa

O cordeiro é o símbolo do sacrifício de Pêssach (páscoa), não existe “passagem” (Pêssach) para viver as novidades de Deus sem o primeiro sacrifício do povo judeu ao Senhor, quando ofertou pela sua redenção, pelo resgate dos primogênitos (príncipes). O próprio povo judeu é simbolizado como um cordeiro no meio de setenta lobos.

Hoje temos a oportunidade de ofertar não só pelo resgate dos primogênitos, mas por todos aqueles que amamos. Para que, assim como Senhor protegeu os filhos de Israel, também nos proteja desta praga que tem assolado as nações.

Oferta de Rosh Chodesh, a entrega das primícias

Em todo Rosh Chodesh, é costume ofertar uma oferta para marcar este novo tempo, a oferta de primícias. A oferta neste primeiro dia, do entardecer de 25 de março até o dia 26 de março, deve ser uma oferta de gratidão de acordo com o que Deus o tem dado.

A oferta de primícias é uma oferta entregue nas mãos do seu sacerdote (pastor), junto com a oferta vai um pedido especial, nesta ocasião em que estamos vivenciando peça que Deus preserve em perfeita paz e saúde os seus descendentes e a sua família.

“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa”. (Ezequiel 44:30)

O mês dos príncipes

Em Israel, Judá é o príncipe dos príncipes, a tribo dos reis, o “primeiro” das tribos de Israel. O significado do nome Judá é “dar graças”. Os reis e príncipes governam o povo através do poder de suas palavras, como está escrito no livro judaico de Mishná Rosh Hashaná no capítulo 1:1: “pois a palavra do rei é sua lei.” No mês bíblico de Nissan é “o ano novo para reis e príncipes”, que revestidos de unção e autoridade podem emitir decretos em favor do povo.

Não perca esta oportunidade.  Juntos mudaremos a história de nossa geração e o nome do Senhor será glorificado. Vamos ofertar cordeiros pela nossa família e sairemos dos territórios que nos aprisionam e nos escravizam para geografias novas, lugares de delícias, de novidades e de conquistas.

Mais informações pelo whatsapp 055 99748874

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS