Rosh Chodesh de Nissan

Este mês será para vocês o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Êxodo 12:2

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 31 de março de 2022

FacebookTwitterWhatsApp

 

No calendário judaico, o primeiro dia de um novo mês é chamado de Rosh Chodesh, que de forma literal significa “cabeça do mês”. No mês de Nissan, isso vai acontecer ao anoitecer do dia 1º de Abril, se encerrando ao anoitecer do dia 2 de Abril, de acordo com o nosso calendário.

Geralmente o feriado de Rosh Chodesh é comemorado como uma festa e isso tem ainda mais importância no mês de Nissan, pois este é o primeiro mês do calendário bíblico, conforme está escrito em Êxodo 12:2. Nissan é chamado de mês dos meses, a cabeça dos meses, rei dos meses, por isso é um mês dedicado aos príncipes.

O Primeiro e principal mês

A importância do mês de Nissan se dá porque foi nesse mês que os hebreus, povo escolhido de Deus, foram livres da escravidão do Egito, que já se arrastava há séculos. Deus redimiu e resgatou seu povo para formar uma nova nação e nesse dia instituiu a páscoa.

Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. Êxodo 12:11

Por isso, Nissan é tempo de resgate, restauração, é o mês de milagres grandiosos (nissim). O fato de o nome Nissan possuir dois “nuns” sugere, segundo os rabinos, “nissei nissim” (milagres dos milagres). Na Torá, Nissan é chamado de “mês da primavera” (chodesh ha’aviv).

Oferta de Rosh Chodesh

Para marcar um novo tempo e provocar uma abertura nos céus, é comum se ofertar em todo Rosh Chodesh.

1 – A oferta de primícias é entregue nas mãos do seu sacerdote (pastor), juntamente com um pedido especial.

“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa”. Ezequiel 44:30.

2 – A oferta do Cordeiro

Antes da saída do Egito, Deus estabeleceu qual seria o tipo de oferta que deveria ser dada pelo resgate dos filhos de cada israelita: Um cordeiro para cada família.

Falem a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Êxodo 12: 3.

Desde então, o cordeiro se tornou o verdadeiro símbolo da páscoa (Pêssach/ passagem). Não existe “passagem” para viver as novidades de Deus sem o primeiro sacrifício do povo judeu ao Senhor, quando ofertou pela sua redenção, pelo resgate dos primogênitos (príncipes). O próprio povo judeu é simbolizado como um cordeiro no meio de setenta lobos.

Hoje temos a oportunidade de ofertar não só pelo resgate dos primogênitos, mas por todos aqueles que amamos. Para que, assim como Senhor protegeu os filhos de Israel, também nos proteja de todo o mal que tem assolado as nações.

3 – Oferta de gratidão: Você tem motivos para ser grato ao Senhor? Rosh Chodesh é um bom dia para agradecê-Lo com uma oferta. Deus se agrada e é sempre favorável a corações gratos e que reconhece Seus feitos maravilhosos.

Aproveite o mês de Nissan, faça atos proféticos e receba a redenção do Senhor!

Mais informações entre em contato pelo whatsapp (055)9.9974-8874

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS