Rosh Chodesh de Kislêv

O mês de Chanucá, a festa das luzes!

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 28 de novembro de 2019

FacebookTwitterWhatsApp

O Rosh Chodesh de Kislêv iníciou nessa quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 e se encerra no dia 30 de novembro, no por do sol. Kislêv é o nono dos doze meses do calendário judaico.

Kislêv é o mês de Chanucá, a única festa judaica no calendário judaico que combina dois meses: Chanucá começa no mês de Kislêv, continua e termina em Tevêt.

A mensagem de Chanucá é de que a luz vence as trevas. O milagre da multiplicação do azeite marcou a história do povo judeu.

O nome Kislêv deriva da palavra hebraica bitachon, que significa “confiança”. Este mês é um convite para vivermos milagres através da confiança em Deus.

Há dois estados de confiança, um ativo e outro passivo, e ambos se manifestam no mês de Kislêv. O milagre de Chanucá reflete a confiança ativa dos Macabeus, de se erguerem e lutarem contra o império helenístico e sua cultura.

A ação de descansar em Deus em Kislêv reflete a confiança passiva de que a providência de Deus sempre está sobre Israel.”Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Salmo 127:2).

O alicerce do caminho da intimidade com Deus é a absoluta confiança e fé em Sua onipresença, e na onipotência de Sua Divina providência.

A letra que simboliza este novo mês é o samech.
O nome Samech significa “apoiar e levantar”. O sentimento de sentir-se apoiado corresponde à confiança no Senhor e em Sua providência.

“O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos” (Salmos 145:14)

O formato do samech é um círculo, que representa a abrangente onipresença de Deus e da Sua providência.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS