Rosh Chodesh de Elul

A presença do Rei no campo, levantando os príncipes desta geração.

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 14 de agosto de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira, 19 agosto de 2020, ao entardecer, daremos início ao primeiro dia das celebrações bíblicas de Rosh Chodesh (cabeça do mês), do mês de Elul, o último mês que antecede o ano novo judaico. O encerramento acontece na sexta-feira, 21 agosto de 2020.

“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.” Ezequiel 44:30

 Neste dia, o povo judeu costuma fazer a entrega das primícias, que é uma oferta especial ao sacerdote. Assim, a bênção estará sobre sua casa (esposo, esposa, filhos e propriedades). O ofertante faz um pedido, o sacerdote recebe as primícias com a mão esquerda e o abençoa com a mão direita. “Que assim seja!” – diz o sacerdote sobre os pedidos. Esse é um tempo propício para entregar a Deus nossas ofertas e primícias.

Mês de Elul

O mês de Elul é considerado pelos judeus como uma época de introspecção e avaliação, tempo para rever as próprias ações e o progresso espiritual obtido no ano que passou. Além disso, é tempo de se preparar para os “Dias de Reverência” de Rosh Hashaná e Yom Kipur.

Os judeus consideram também o mês de Elul como o mês do Perdão e da Misericórdia Divina, pois é o mês de desfrutar do favor do Rei. Este é o mês em que “o Rei está no campo“, todos podem aproximar-se d’Ele, Seu semblante reluz para todos. É um tempo oportuno para teshuvá (retornar a Deus), orações e caridade na busca pelo auto-refinamento e para se aproximar mais de Deus.

Dentre os costumes específicos de Elul, podemos destacar o toque diário do shofar (chifre de carneiro) como um chamado ao arrependimento. Ao inicio do mês de Elul e durante a época das Grandes Festas, inclui-se a bênção “Que você seja inscrito e selado para um ano bom e doce”.

Este é o mês para se fazer decretos proféticos, se apresentar ao Senhor pedindo a sua aprovação e orar para que Deus decida as causas em nosso favor. Elul é tempo de desfrutar do favor do Rei. Um mês conhecido como “Tempo onde Deus dá de boa vontade”, é como um Rei que se encontra no campo, favorecendo seus súditos.

Tudo o que você fizer nesse mês é maximizado. Uma boa ação será multiplicada sete vezes, mas isso também vale para uma atitude errada. Uma oferta dada nesse mês pode ser multiplicada sete vezes mais, ou setenta vezes “sete”, acelerando o tempo da bênção. Coisas que demorariam sete anos podem ser liberadas em um dia.

Isso aconteceu com a oferta de Saul, quando ele procurou o profeta Samuel (1 Samuel 10). O povo tinha o costume de procurar o profeta nos dois primeiros dias do mês, pois era quando a lua nova aparecia no céu (ROSH CHODESH), cabeça do mês. É também o dia em que Deus transformou os escravos em príncipes, durante a saída do Egito (Ex 12).

Saul torna-se rei de Israel.

Saul saiu para procurar os jumentos de seu pai. O seu servo o aconselhou que procurasse o profeta Samuel, mas Saul rebateu dizendo: “Não tenho a oferta necessária para oferecer ao profeta”. Todos sabiam do costume de levar uma oferta ao profeta neste dia, o servo lhe ofereceu o mínimo necessário para Saul ofertar.

“O servo lhe respondeu: ‘Tenho três gramas de prata. Darei isto ao homem de Deus para que ele nos aponte o caminho a seguir’”. 1 Samuel 9:8

 Ao entrar na presença do profeta e entregar-lhe a oferta, este lhe ungiu para ser príncipe em Israel (rei).

“Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o tem ungido como líder da herança dele”. 1 Samuel 10:1

A mulher sunamita apoiava o ministério de Eliseu e tornou-se a primeira e a mais abençoada de sua geração (2 Reis 4:8). A mulher sunamita tinha o costume de procurar o profeta Eliseu na época da lua nova.

“Ele perguntou: ‘Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado!’ Ela respondeu: ‘Não se preocupe’”. 2 Reis 4:23

A sunamita se ausentou por sete anos de suas terras. Ao voltar, procurou o rei e pediu de volta suas propriedades. O rei devolveu suas terras e também lhe deu a renda pelos sete anos de produção daquelas propriedades.

“O rei pediu que ela contasse o ocorrido, e ela confirmou os fatos. Então ele designou um funcionário para cuidar do caso dela e lhe ordenou: ‘Devolva tudo o que lhe pertencia, inclusive toda a renda das colheitas, desde que ela saiu do país até hoje’”. 2 Reis 8:6

A mulher sunamita ganhou em um dia todas as rendas que suas terras lhe dariam em sete anos. É esse o milagre que Deus faz no dia de ROSH CHODESH na vida daqueles que lhe honram com suas Primícias.

“Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho”. Provérbios 3:9,10

Entre em contato pelo whatsapp bit.ly/Clique-Aqui-e-Falem-Conosco

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS