Rosh Chodesh de Adar

Mudando decretos, escrevendo uma nova história.

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 21 de fevereiro de 2023

FacebookTwitterWhatsApp

O mês judaico de Adar contém 29 dias e o Rosh Chodesh, cabeça do mês, é celebrado durante dois dias: 30 de Shevat, no entardecer do dia 20 de fevereiro de 2023, e 1º de Adar, que se encerra ao entardecer do dia 22 de fevereiro de 2023. Este é o momento onde entregamos a Deus nossas primícias e ofertas, apresentamos as nossas causas a Ele e recebemos decretos favoráveis.

Em 14 de Adar (entardecer do dia 6 de março de 2023) é celebrada a festa de Purim, quando os judeus receberam o livramento do plano maligno de Hamã, na antiga Pérsia, que consistia em destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, mulheres e crianças, em um único dia. Este é um dos feriados mais divertidos do calendário judaico.

Adar
Adar é o mês mais feliz do calendário hebraico. Seu lema é “quando Adar chega, a alegria aumenta”. A abundância de alegria em Adar deve-se principalmente à festa de Purim. Esse feriado comemora a salvação do povo Judeu de uma conspiração genocida do perverso Hamã, por meio do qual ele esperava exterminar os judeus. Mas, por causa do jejum e do arrependimento, aquele decreto foi substituído. Um decreto de Assuero não poderia ser anulado, mas um novo decreto poderia ser escrito, dando assim um novo começo a milhares de judeus.

Hamã recebeu sobre si mesmo a consequência de tramar contra os filhos de Deus. Ele e seus dez filhos foram pendurados na própria forca que ele preparou para Mardoqueu, o líder dos judeus.

Embora os ensinos dos sábios judeus pregam que “quando seu inimigo cair, não seja feliz e, quando ele tropeçar, não deixe seu coração se alegrar”, uma exceção é feita no caso de Hamã. Ele representa o espírito do mal, assim como seu infame ancestral, Amaleque, fundador da nação que atacou os mais fracos dos judeus em seu caminho, quando estes saíram do Egito.

Adar, o oposto de Av
Os Sábios disseram: “Assim como a alegria é reduzida desde o início do mês de Av, da mesma forma, a alegria é aumentada no início do mês de Adar.” Por exemplo, um judeu envolvido em uma disputa com um não-judeu deve evitá-la durante o mês de Av, que é um momento não propício para ele; já durante o mês de Adar é um momento oportuno e feliz para ele.

A recompensa do mérito
Quando Hamã quis descobrir, por meio da astrologia, qual momento seria o mais ‘vulnerável para Israel’, ele lançou a sorte para escolher o mês e o dia. A sorte caiu no mês de Adar. Quando a trama de Hamã foi frustrada, Adar foi transformado de um mês de tristeza e luto em um mês de alegria e festividade para os judeus, onde a sua felicidade era ainda maior. Assim, o mês de Adar tornou-se o próprio símbolo de alegria para eles.

O mesmo Deus que trabalhou na história dos judeus na Pérsia está trabalhando para que este seja o melhor tempo de sua vida! Não importam quantos planos o maligno tenha tramado, a última palavra vem de Deus. Ele recompensará o seu trabalho.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo WhatsApp, clicando no link: bit.ly/Clique-Aqui-e-Falem-Conosco

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS