ATUALIZADO: 1 de janeiro de 2021
Gênesis (Vayechi) (83 de 365) | 02 de janeiro de 2021
Leão de Judá!
Estamos chegando a última porção do livro de Bereshit (Gênesis), por isso este shabat é chamado de “shabat chazák”, pois nele concluímos o estudo de um dos livros da Torá. Segundo a tradição, os judeus proclamam no shabat “Chazák, chazák ve nitchazêk” que significa ” Seja forte, seja forte e que sejamos fortalecidos!”
Jacó, em seus últimos momentos, abençoa seus filhos de uma forma especial. Essas famosas bênçãos, conhecidas como “Birkat Iaacov” (bênçãos de Jacó), estão cheias de profecias sobre o futuro de cada tribo e descrições dos atributos e características de cada uma delas.
Ele compara Judá a um leão que exibe poder e grandeza ao dominar sua presa, mas que também demonstra paz. Baseados nessa profecia, os sábios de afirmam que o leão de Judá representa Jesus o Messias, e o tempo de paz que virá após as suas guerras. O Messias, filho de Davi, derrotará os inimigos de Israel, a partir de então, o povo de Israel desfrutará de um tempo de paz (Shalom) e prosperidade.
No livro de Apocalipse, a expressão “Leão de Judá” sendo claramente aplicado a Jesus: “...eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” (Apocalipse 5:5).
Shabat Shalom!
Joel Engel