Porção do dia: Êxodo 4:18-31

“E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.” (Êxodo 4:21)

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 8 de janeiro de 2021

FacebookTwitterWhatsApp

Êxodo (Shemot) (90 de 365) | 09 de Janeiro de 2021

Moisés retorna ao Egito

Moisés pegou a esposa Zipora e o filho, Gersón, junto com o bebê recém-nascido, de oito dias de idade, e os sentou sobre uma mula. Todos empreenderam viagem ao Egito.

Conforme a mistvá (mandamento) era o momento de fazer a circuncisão (brit milá) do menino recém-nascido, Eliezer. Mas Moisés decidiu não realizar a circuncisão de Elizer, pois a viagem era longa e poderia ser perigoso.

Chegando perto do Egito, Deus esperava que Moisés, fizesse a circuncisão antes de qualquer outra coisa. Moisés deveria ter preparado um lugar para dormir somente depois de cumprir com a mitsvá.

Por causa disso, Deus enviou um anjo para que castigasse Moisés. Quando Zípora entendeu o que isto significava, rapidamente tomou um instrumento afiado e fez a circuncisão no filho. Imediatamente, o anjo libertou Moisés.

Aprendemos desta passagem a importância da milá. Assim como o castigo por não cumprir a mitsvá é severo, o zechut (mérito) por cumpri-la é enorme. A mitsvá da milá é, em alguns modos, tão importante como todas as outras mitsvot da Torá juntas!

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS