Chanucá

A Festa das Luzes representa um tempo de multiplicação e de milagres

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 18 de dezembro de 2022

FacebookTwitterWhatsApp

A Festa de Chanucá tem início ao anoitecer deste domingo, 18 de dezembro, e se encerra ao entardecer do dia 26 de dezembro. Durante oito dias, a festa é celebrada com acendimento da menorá, orações e consumo de alimentos fritos.

Em hebraico Chanucá significa “dedicação” e é chamada assim pelo fato de celebrar a rededicação do Templo Sagrado. Por isso chanucá é chamada também de “Festa da Dedicação”.

História de Chanucá

Houve uma época em que a Terra Santa era governada por sírios-gregos, estes queriam implementar a sua cultura e as suas crenças em Israel. Assim, eles começaram a forçar os judeus a abandonarem as mitsvot (mandamentos) e a crença em Deus.

Um pequeno grupo de judeus que se mantiveram fiéis, decidiram enfrentar o mais poderoso e influente exército da terra. Contra toda a lógica humana, os judeus venceram os gregos, os expulsaram e retomaram o Templo Sagrado em Jerusalém, reiniciando o serviço à Deus.

Quando os judeus foram acender a menorá do Templo encontraram apenas uma pequena quantidade de azeite que não tinha sido contaminado. Aquela quantidade daria para manter a chama acesa por apenas um dia e para produzir mais azeite levaria um total de 8 dias.

Mesmo com pouco azeite a menorá foi acendida e, milagrosamente, a chama não se apagou, aquele suprimento de azeite durou por exatos 8 dias, dando assim tempo suficiente para a produção do novo azeite.

Assim como a menorá, a chama dos judeus fiéis não se apagou. Os mandamentos, a devoção a Deus e a fé que havia dentro deles não foram captadas pelos gregos e essa chama os fortaleceu para que recuperassem o controle do Templo.

Para celebrar esses milagres os sábios instituíram a Festa de Chanucá. Esse é um período propício para alcançar o favor de Deus e contemplar grandes milagres.

Jesus e a Festa de Chanucá

E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão. João 10:22,23

Jesus participou e celebrou a Festa de Chanucá, e por isso nós também podemos participar e celebrar. O Senhor Jesus representa a Luz de Deus, enviada para nos tirar da escuridão do pecado. Através Dele, a chama do Espírito Santo foi acesa dentro de nós, mantendo assim, em nosso interior, a fé em Deus.

Chanucá representa a rededicação ao Senhor. Esse fato se assemelha à quando nós deixamos o velho homem o (pecado), entregamos a nossa vida a Jesus e nascemos de novo. O Templo representa nosso “ser”. É preciso retirar aquilo que ocupa o lugar do Senhor em nossas vidas. Devemos nos purificar e estarmos em santificação, pois o óleo precisa ser puro e a nossa adoração deve exalar um perfume que agrade ao Senhor.

Alimentos de Chanucá

Devido ao fato do milagre de Chanucá estar relacionado com o Azeite, é costume consumir alimentos fritos em óleo. O clássico do leste europeu é o latke (panqueca) com molho de maçã ou creme azedo, e o favorito em Israel são sufganiot (sonhos) recheados de geléia ou doce de leite.

Importância de Celebrar Chanucá

Esta celebração tem um peso profético muito importante, porque comemora a vitória do povo de Deus na guerra contra as trevas, trazidas pelo então Império Grego que queria estabelecer a adoração à seus “deuses” no Templo em Jerusalém.

Depois do triunfo veio a celebração e a dedicação do Templo, que havia sido profanado e foi reconquistado, santificado e consagrado novamente. Também é celebrada a vitória da Luz contra as Trevas e a multiplicação do Azeite.

Por isso celebramos a restituição do que se havia perdido:

  1. A VITÓRIA CONTRA OS INIMIGOS.
  2. O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DO AZEITE
  3. A VITÓRIA COMPLETA DA FÉ E DA CORAGEM;
  4. A VITÓRIA DA LUZ CONTRA AS TREVAS

Nesta festa é importante dedicarmos um tempo exclusivo ao Senhor para que possamos viver 8 dias de Grandes Milagres!

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS