21 dias de oração e jejum

De 17 Tamuz até 9 Av

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 8 de julho de 2020

FacebookTwitterWhatsApp

Hoje, 08 de julho de 2020, ou 17 de Tamuz no calendário judaico, a partir das 18 horas, estamos iniciando o período de “três semanas” até dia 9 de Av, ou 30 de julho de 2020 em nosso calendário. O nome veio de um versículo do livro Lamentações, 1:3, que diz:

“Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero”. (Lamentações 1:3)

Durante este tempo, os elementos de juízo são mais fortes que os de bondade. Além da destruição dos dois Templos Sagrados, a história está cheia de eventos negativos que aconteceram com os israelitas neste período. O mês de Tamuz é cheio de confusão e dúvidas, mesmo para aqueles que estão trilhando os caminhos de Deus, pois demônios específicos se levantam em um ataque intenso para trazer destruição de sonhos e projetos.

O pecado do bezerro de ouro aconteceu em Tamuz e ele criou um precedente histórico, que se repete todos os anos. O principal impacto está no nível de conexão entre nós e o nosso Deus. O lado carnal aflora, com a ajuda de pecados e as brechas que são abertas. Quando as palavras não são de bênçãos e o pecado de “lashon hará” (maledicência) é cometido, o inimigo vai ganhando vantagem contra nós, e tudo isso têm uma maior capacidade de trazer caos sobre nós.

No dia 9 de Av, ao final das três semanas (21 dias), lemos todo o livro de Lamentações, no qual sua organização baseia-se nas 22 letras hebraicas, que é um sinal de ordem para o mundo em meio ao caos, e a correção para a nossa existência, trazendo a luz para brilhar em nós. 7 dias depois, o dia 15 de Av (5 de agosto), é conhecido como um dos dias com alto nível de união entre Deus e o seu povo. Os judeus o declaram como um mini “YomKippur” (Dia do perdão).

Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero(Lm1:3b).

O remédio para superar a situação descrita em Lamentações 1 é intensificar a busca pela Presença de Deus, jejuar e orar ao Senhor, fazer uma revisão para nos afastarmos de todo aspecto da maldade, vigiar as nossas palavras, aumentar as nossas ofertas de caridade e justiça (Tsedaká) e nos conectarmos com a presença de Deus de fato.

Especialmente durante esse período, os conflitos devem ser evitados porque a negatividade pode facilmente configurar um fogo devastador. Até o dia 9 de Av, devemos ter cuidado com todas as medidas que tomamos e evitar julgamentos ao máximo que pudermos.

Junte-se a nós neste tempo de jejum, oração e caridade! Vamos entrar nesta brecha e trazermos a Presença de Deus para o nosso mundo de forma intensa.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS