ATUALIZADO: 15 de abril de 2023
Na tarde deste sábado (15) teve início mais uma edição do Alinhamento Profético. Aproximadamente 2000 pessoas, vindas de todas as partes do Brasil, estão no auditório do Hotel Morotin, onde tradicionalmente acontece o evento, anualmente. A programação vai até amanhã e tem como objetivo derramar a unção da Dupla Honra entre os participantes, o que também é o tema das ministrações do Profeta Joel Engel, Presidente do Ministério Engel e responsável pelo evento.
A data da realização do Alinhamento foi profética: neste sábado, Israel rememora o primeiro shabat de sua história. “O Tempo é uma chave importante, então, quem entrou por aquela porta, nunca mais será o mesmo, porque Deus te renova diariamente e faz uma obra nova todos os dias”, disse Engel durante a abertura.
“Deus nos trouxe aqui para nos alinharmos com Ele. Assim como um barco ou um avião, não podemos nos desviar um milímetro da nossa rota, se não, não chegaremos ao nosso propósito. Estamos aqui para nos alinharmos completamente com o que Deus tem direcionado para a nossa vida. Você vai sair daqui com a sua vida transformada, com seu ministério restaurado, com a sua família reestruturada e a sua vida jamais será a mesma, a partir desse final de semana! Você vai receber uma unção em seu DNA”, profetizou o pastor Tiago Engel.
Emocionada, a pastora Gabriele Engel deu as boas-vindas aos participantes: “O Espírito Santo a gente só sente, a gente não explica. Se preparem para receber a maior unção que você já experimentou em sua vida! Quem chegou aqui desanimado, sem esperança, vai sair daqui com a sua mente restaurada, transformada, incendiada, cheia da Presença”.
A pastora Mara Engel profetizou que esse seria o melhor Alinhamento de toda a história: “Deus tem uma novidade para a vida de vocês, algo tão grande que terão que pedir para o Pai dar forças para você carregar”. A pastora lembrou emocionada, que este ano eles não teriam o Patriarca Rolf Engel abrindo oficialmente o evento. Quem fez essa tarefa foi a matriarca Terezinha Engel, que abençoou o profeta Joel, dando início ao Alinhamento. Ela também orou pelos participantes.
Isaac Engel, neto do profeta e filho do pastor Tiago falou sobre o significado do tema do Alinhamento deste ano: “Dupla honra é ser honrado duas vezes mais. Para você ser honrado duplamente, honre seu líder e sempre dê o seu melhor para tudo, porque com isso você adquire méritos e méritos te levam a ser honrado duplamente”.
A ministração de abertura foi baseada no texto bíblico que está em Isaías 61:7: “Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria”.
De acordo com a ministração do Profeta, Deus não está interessado em animais, ouro ou prata, mas a desonra é algo imperdoável. “Precisamos aprender que uma atitude de honra pode te levar para o céu e uma atitude de desonra pode te levar ao inferno. O que acontece em uma nação não pode afetar aqueles que estão banhados no óleo da unção. Existe a honra pessoal, que vem independentemente da situação do país. Protocolo de honra é o protocolo do céu. Para você chegar diante de Deus o protocolo é a honra. Para você se manter em uma posição é preciso se manter com honra naquele lugar. Tudo envolve a honra”.
Engel falou sobre os conceitos de honra e desonra, passeando pela Bíblia, mostrando a importância que Deus dá aos atos de honra e como isso faz a diferença nas respostas de oração. O segredo é descobrir as chaves que abrem as portas da honra.
Fazendo uma analogia, Engel explicou que a cabeça de um rei funciona para responder a honra que ele recebe: “Quando alguém chega diante de um rei com uma honra ele sempre pergunta ‘o que queres?’. Por isso, a honra precede a bênção de Deus e você pode pedir o que quiser. O Senhor procura alguém com o coração capaz de dar mais do que Ele já deu”.
Davi, Abel, Abraão e Jacó são exemplos de servos que fizeram uma distinção de Deus, colocando-O em primeiro lugar em suas vidas. Por conta disso, receberam a resposta dessa honra em forma de dupla honra. Não é à toa que até hoje as suas vidas tocam os nossos corações. Em contrapartida Adão, Saul, Caim, Esaú, Judas e o Sacerdote Eli são exemplos mostrados pela Bíblia, de pessoas que sonegaram a honra que era devida ao Senhor. Respectivamente, a desobediência, as ofertas vergonhosas e inadequadas, o serviço à obra de forma desastrosa, a honra ao dinheiro, mais que a Jesus e, por fim, os privilégios aos filhos no lugar dos privilégios a Deus, fizeram com que cada um deles tivesse um triste final.
O exemplo de Davi
“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos 13:22”
Davi foi um homem de honra a ponto de honrar o neto de seu inimigo. Quem é de honra, honra. Davi honrou o passado e o futuro, deixando uma oferta para a construção do templo. Como resposta, Deus deu tanta honra a Davi que escolheu sua descendência para enviar Jesus.
O exemplo de Davi também nos ensina que é Deus quem tira um rei e coloca outro. Quando cai um rei, Deus levanta um príncipe para colocar no lugar do rei.
“Seja uma pessoa de honra! Honre seus filhos, sua família, sua Igreja, seus negócios, o governo, mas não deixe de honrar aquele que merece toda a hora. A quem honra, honra”, finalizou o profeta.
A ministração terminou com um chamado ao arrependimento e um convite para que os participantes resgatassem a honra a pessoas que foram importantes e fizeram parte de seus passados. Houve um grande derramar de unção.
Joel Engel