Rosh Chodesh de Elul

Moisés sobe ao Monte Sinai e permanece 40 dias pela terceira

FONTE: Ministério Engel

ATUALIZADO: 31 de agosto de 2019

FacebookTwitterWhatsApp

No dia 31 de agosto de 2019 no calendário gregoriano e 1º de Elul no calendário judaico, será celebrado o dia em que Moisés subiu ao Monte Sinai, levando consigo as tábuas de pedra que ele tinha entalhado por ordem Divina, para que Deus reescrevesse os Dez Mandamentos. Na montanha, Deus deu permissão a Moisés:

“E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.” Êxodo 33:20

“Veja Minhas costas, mas não Minha face” isto é o mais próximo que algum ser humano jamais esteve de conhecer a Deus, também ali lhe ensinou o segredo de Seus “Treze Atributos da Misericórdia” (Êxodo 33:18-34:8).

Os Treze atributos da Misericórdia de Deus

Quando Deus escreveu a Sua Torá, Ele revelou a Moisés e, subsequentemente, a todas as gerações do povo judeu, o texto de uma oração que serviria para sempre invocar a Sua misericórdia. Esta prece, conhecida como os Treze Atributos da Misericórdia, somente pode ser recitada por uma congregação composta de um mínimo de dez homens.

Algumas congregações a recitam diariamente, exceto no Shabat (sábado) e nos Dias Santos. Outras, apenas em dias de jejum ou em momentos de crise. Mas todas as recitam no Yom Kipur. A prece é repetida várias vezes e constitui o tema central nos serviços religiosos deste dia sagrado.

Descrição dos Treze Atributos da Misericórdia de Deus

– יְהוָה Adonai – Deus é misericordioso antes que uma pessoa peque! Mesmo sabendo que o mal está adormecido dentro dele.

– יְהוָה Adonai – Deus é misericordioso depois que o pecador se desviou.

– אֵל El – El é um dos Nomes do Eterno que denota o poder como governante sobre a natureza e a humanidade, indicando que a misericórdia de Deus às vezes supera até os decretos feitos por Deus.

– רַחוּם Rachum – Deus está cheio de simpatia pela fragilidade humana, não coloca as pessoas em situações de extrema tentação e facilita a punição dos culpados. Não existe nenhuma tentação no mundo que o ser humano não possa dominar.

– וְחַנּוּן VeChanun  – Deus mostra misericórdia até mesmo para aqueles que não merecem, consolando os aflitos e ajudando os oprimidos.

– אֶרֶךְ אַפַּיִם Erech appayim – Deus dá ao pecador tempo suficiente para refletir, melhorar e se arrepender.

– וְרַב-חֶסֶד VeRav chesed  – Deus é gentil com aqueles que não têm méritos pessoais, fornecendo mais presentes e bênçãos do que merecem; Se o comportamento pessoal é equilibrado entre virtude e pecado, Deus inclina a balança da justiça para o bem.

– וֶאֱמֶת VeEmet  – Deus nunca renega em Sua Palavra para recompensar aqueles que O servem.

– נֹצֵר חֶסֶד לָאֲלָפִים Notzer chesed laalafim – Preservador de bondade por milhares de gerações (notzeir hesed la-alafim) – Deus se lembra dos feitos dos justos para o benefício de suas gerações menos virtuosas de descendência (assim invocamos constantemente o mérito dos Patriarcas).

– נֹשֵׂא עָוֹן Noseh avon  – Deus perdoa o pecado intencional resultante de uma má disposição (O mal premeditado),contanto que pecador se arrependa.

וָפֶשַׁע VaFeshah – Perdoa do pecado intencional (fesha) – Deus permite até mesmo aqueles que cometem um pecado com a intenção maliciosa de se rebelar contra Ele e irritá-Lo a oportunidade de se arrepender.

– וְחַטָּאָה VeChata’ah – (v’hata’ah) – Deus perdoa um pecado cometido por descuido, irreflexão, descuido, desleixo, descaso, ou apatia.

– וְנַקֵּה VeNakeh – Deus é misericordioso, clemente e misericordioso, limpando os pecados daqueles que verdadeiramente se arrependem; Contudo, se alguém não se arrepende, Deus não purifica.

Moisés permaneceu na montanha durante 40 dias, até 10 de Tishrei (Yom Kipur), e durante este tempo ele recebeu de Deus o perdão sincero, e a reconciliação com o povo de Israel, após a traição do pacto, quando eles adoraram o bezerro de ouro.

“Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou,”

Êxodo 34:6-8.

Este foi o terceiro dos três períodos de 40 dias que Moisés passou no Monte Sinai em conexão com a Outorga da Torá. Desde então, o mês de Elul serve como o “mês do perdão e da misericórdia Divina”.

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS