Discernindo a voz de Deus

Como estar preparado para ouvir a voz do Todo Poderoso e responder ao Seu chamado.

FONTE: MINISTÉRIO ENGEL

ATUALIZADO: 30 de novembro de 2018

FacebookTwitterWhatsApp

(Imagem: Ministério Engel)

“Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia.” (1 Timóteo 1.18)

O apóstolo Paulo valorizava muito o dom da profecia, pois sabia que através da boca de profetas, o Todo Poderoso poderia revelar a Sua vontade. Em toda a narrativa bíblica nós encontramos importantes mensagens sendo entregues por meio de profecias, como parece ser o caso do ministério de Timóteo.

Parece que o discípulo de Paulo recebeu muitas mensagens proféticas no início do seu ministério, falando sobre o potencial do seu chamado. Por isso, Timóteo é encorajado a permanecer firme no exercício daquilo pelo qual foi chamado.

A verdade é que o apóstolo sabia que através daquele ministério, o Senhor levaria a mensagem o Evangelho a muitas almas. Além disso, era necessário o amadurecimento ao longo da caminhada, pois somente assim ele se tornaria apto para discernir a cerca das coisas que o Senhor revelou.

O discernimento vem como um processo de crescimento, conforme está escrito em Hebreus 5.14: “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal”. E esse crescimento passa por quatro etapas, que são: treinar continuamente, dedicar tempo para a Palavra de Deus, sintonizar e controlar o volume, bem como não desprezar os profetas.

Treinar continuamente

Estar sempre buscando aperfeiçoamento para o discernimento espiritual deve ser algo contínuo na vida do cristão. Podemos afirmar que o próprio Deus constrói um ambiente de treinamento para aqueles que desejam aprofundar o seu relacionamento com Ele. É isso que a Bíblia parece ensinar: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, (Romanos 8.28).

É por isso que todas as vezes que sou convidado para pregar, que tenho um compromisso no Reino de Deus, eu busco estar na cabana para preparar a palavra a ser transmitida. Ali eu busco treinar a minha mente, corpo, alma e espírito para exercitar o dom entregue pelo Senhor. Assim, busco me preparar em oração, meditação e estudo.

Tempo para a Palavra

O segundo ponto importante para o discernimento da voz de Deus, é dedicar tempo para meditar na Palavra de Deus. Busco estudar aquilo que o Senhor colocou ao meu coração, utilizando ferramentas como livros, dicionário e concordâncias bíblicas. Eu me isolo para dedicar tempo para a Palavra de Deus.

Nós sabemos como a Escritura é proveitosa para o homem, o que nos leva a considerar o tempo para a Palavra de Deus algo indispensável. Está escrito: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3.16,17).

Sintonizar e controlar o volume

O que a Palavra de Deus ensina é que o Todo Poderoso deseja se comunicar com o homem, mas muitas vezes não estamos sintonizados, nem com o volume controlado para ouvir a Sua voz. Estamos realmente atarefados, o que nos impede de sintonizar nossa vida espiritual com Deus e controlar o volume daquilo que Ele tem a dizer.

Ao praticar isso, você vai se aperfeiçoando para discernir a voz de Deus, passando a reconhecer o que é de Deus e o não é uma palavra do Todo Poderoso. Em João 10.10, está escrito: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”.

Não desprezar os profetas

Essa é outra orientação importante, pois a Palavra de Deus ensina que não devemos tocar nos ungidos ou maltratar os profetas (Salmos 105.15). Isso significar que devemos dar atenção aos profetas de Deus, honrando aqueles que são incumbidos de trazer a mensagem divina.

Isso vai muito além de uma questão espiritual, pois afeta também a situação do povo. A Bíblia diz em Provérbios 29.18: “Onde não há profecia, o povo se corrompe”. É uma palavra que revela a importância de valorizarmos os profetas do Senhor.

Diferentes meios de comunicação

O Todo Poderoso tem o anseio em se comunicar com o homem. Ele muitas vezes tenta de diversas formas fazer isso, mas não damos ouvidos a Sua voz, pois não estamos hábitos para discernir aquilo que o Senhor deseja comunicar. E, desta forma, Ele utiliza diferentes meios de comunicação.

Esses diferentes meios de comunicação de Deus com o homem tem o propósito de revelar a Sua vontade. Além disso, o Senhor sempre vai comunicar algo que está de acordo com a Sua Palavra. A Bíblia é a principal revelação da vontade do Todo Poderoso. Vejamos alguns meios de comunicação:

Quadros mentais

Quando Deus fala com os profetas, utiliza o discernimento daquilo que está em sua volta. Os acontecimentos são constantemente instrumentos que o Senhor utiliza para falar com homem, através de diferentes maneiras, mas que são caracterizadas por “quadros mentais”.

Esses quadros são utilizados para comparação de um conceito com outro. Ou seja, à medida que você avança na caminhada da fé, aprende a observar os acontecimentos como sendo uma maneira que Deus se utilizou para transmitir uma mensagem ou ensinar uma determinada lição.

Sensações físicas ou impressões do coração

Um sábio provérbio diz o seguinte: “Algumas vezes é necessário uma experiência dolorosa para fazer-nos mudar nossa maneira de ser e fazer as coisas.” (Provérbios 20.30). Isso significa que sensações físicas, como sentimentos, emoções e impressões do coração, são úteis para Deus como meio de comunicação.

Nós costumamos dizer que aquele que não vem pelo amor, Deus pode trazer pela dor. Isso significa que quando a pessoa não dá ouvidos a voz amorosa de Deus, Ele pode permitir que experiências negativas transmitam aquilo que está sendo dito. Temos muitos exemplos disso na Palavra de Deus e eu mesmo já passei por esse tipo de experiência.

Ouvir palavras ou pensamentos

Essa é outra maneira pela qual Deus se comunica com o homem, como no exemplo do apóstolo Paulo, que ouviu literalmente a voz de Jesus Cristo dizendo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9.4). Nesta ocasião ele ouviu a voz falando.

Também existem ocasiões que você pode ouvir “palavra em forma de pensamentos”. Ou seja, vem um pensamento em tua mente, você sabe que este pensamento não é teu. Neste momento você vai buscar em Deus para saber se é Ele quem está falando.

Tendo uma visão

Visões são formas bastante comuns de o Senhor falar com o homem. Existem diversos exemplos na Palavra de Deus em que homens e mulheres tiveram visões divinas. Como no caso do apóstolo Pedro, em Atos 10.9 – 17, que teve a visão dos animais impuros que deveriam ser comidos por ele.

Ele entendeu através daquela visão que Deus queria que ele fosse para pregar aos gentios. Assim também muitas vezes temos visões que revelam a vontade do Senhor.

Conclusão

Ao entender que Deus tem seus meios para se comunicar com o homem e almeja poder revelar a Sua vontade, precisamos estar atentos para nos conectarmos ao canal de comunicação de Deus. Existem diversas ocasiões em que nós estamos orando, esperando algo grandioso, mas o Senhor quer falar conosco através de coisas muito simples, através da própria natureza, pois Ele fala através destas coisas. Nós precisamos estar preparados para ouvir aquilo que está sendo dito.

 

FacebookTwitterWhatsApp

COMENTÁRIOS